As empresas estão sempre preocupadas com novos concorrentes, por isso é preciso agir rapidamente. Apesar da incerteza sobre o futuro, existem vários modos para tentar antever a chegada de uma mudança. Esses 7 sinais que indicam a mudança disruptiva foram mapeados no livro Dual Transformation, de Scott D. Anthony, Clark G. Gilbert e Mark W. Johnson, e servirá de base para este artigo.
Uma mudança disruptiva ocorre quando uma empresa decide atuar em um não-mercado, transformando não-consumidores em consumidores. Normalmente, é iniciada em um mercado menos lucrativo e pouco atraente para os incumbentes. A empresa passa a oferecer um serviço em geral mais barato e mais simples, porém que atende com precisão a necessidade do cliente.
Os 7 sinais são divididos em 3 estágios de risco. Entretanto, a intensidade de cada sinal também definirá se a empresa está mais propícia a se tornar obsoleta ou não. Por isso, mesmo um indicador do estágio 1 pode indicar alto risco quando estiver ocorrendo de forma intensa.
Estágio 1
1 – Mudança na lealdade do consumidor por conta do excesso de funções
As empresas normalmente começam testando vários negócios e produtos e, no momento em que descobrem um mercado, elas vão se especializando cada vez mais. Com o tempo, as melhorias do produto podem superar as necessidades do consumidor. Os clientes aceitam o produto, porém podem não estar dispostos a pagar a mais pelas novas funcionalidades.
O controle remoto da televisão é um bom exemplo, pois apesar de possuir diversas funções interessantes, a maioria dos consumidores não está disposta a pagar a mais por elas.
2 – Investimentos de venture capital
Startups surgem a todo o momento e a maioria delas provavelmente vai falir. porém, ao avaliar os setores e modelos de negócios em que os investidores estão atuando será possível ter um indicador de onde virá a próxima inovação. A dica é monitorar os negócios que possuem um crescimento muito acelerado. Avalie quais outros negócios estão surgindo no mesmo mercado, não devemos olhar apenas para uma empresa.
É importante avaliar qual o volume de investimento que está ocorrendo em cada setor. Avalie primeiro qual o montante médio para que uma empresa do setor possa se estabelecer. Existem negócios de capital intensivo, já outros precisam de pouco dinheiro para se estabelecerem. A atenção deve-se voltar quando há uma desproporção elevada, quer dizer, quando há muito mais capital do que o necessário para aquele tipo de negócio.
Estágio 2
3 – Mudança de política
A regulamentação ou desregulamentação de um mercado exigirá adaptações por parte dos incumbentes, portanto haverá espaço para novos modelos de negócios. A Europa costuma sair na frente quando as regras se referem a grandes mudanças. Esse é o caso das novas regras de uso de dados, que impactarão diretamente grandes negócios como Google, Facebook e vários outros. Regulamentações ambientais também costumam interferir, então é importante ficar de olho em todo tipo de mudança de regras que possa afetar seu mercado direta ou indiretamente.
4 – Estabelecimento de novos entrantes
O surgimento de concorrência é um indicador de que a barreira de entrada está se tornando mais baixa. Isso acaba drenando a margem de lucro das empresas, aumentando o risco de se manter na operação. É comum que a alta padronização de um produto ou serviço leve a esse efeito.
5 – Mudança de hábito dos consumidores
Hábitos costumam durar por muito tempo, porém mudam gradativamente quando as pessoas começam a acrescentar ou retirar atividades da sua rotina. O que você está fazendo hoje que é diferente do que fazia ontem? Basta olhar para os pequenos detalhes que vão mudando ao longo do tempo. A soma dessas pequenas mudanças leva a um novo hábito e, consequentemente, ao consumo de novos serviços ou produtos.
Estágio 3
6 – Inovação no modelo de negócio
O modelo de negócio desempenha um papel fundamental nas empresas, pois é por meio dele que a empresa define como vai cobrar por seus produtos e serviços. O surgimento de novos modelos de negócios em mercados já estabelecidos afeta diretamente a concorrência, que pode não estar estruturada para lidar com a mudança. O meio de pagamento também pode influenciar: por exemplo, o pagamento eletrônico permitiu o surgimento das microtransações que acabaram sendo incorporadas em muitos negócios, desde jogos eletrônicos até rede sociais.
7 – Redução da margem de lucro
Os principais fatores que afetam diretamente a margem de lucro são a redução do preço ou aumento do custo. É importante identificar a causa primária, pois é o principal indicador de onde surgirá a disrupção. Muitas vezes o crescimento da empresa e as margens de lucro diminuem, porém nem sempre é dada a devida atenção quando isso ocorre. Por isso, é tão importante entender as causas desse movimento.
clua essa variável sempre que for avaliar um projeto pelo seu valor presente líquido.